CONVERSÃO É O SEGREDO DO SUCESSO PARA O E-COMMERCE


Com os valores do CPC (Custo Por Clique) aumentando a cada dia, a taxa de conversão é uma preocupação para os gestores de comércio eletrônico. Aumentam os custos para atrair os visitantes e isso se reflete nos lucros, óbvio. Num mundo perfeito, todo visitante fecharia negócio e ainda indicaria sua loja. Se tudo fosse ideal, claro, sua taxa seria de 300%.

Só que a realidade é que no Brasil os sites têm taxas de 0,5% a 1,5%. Pouquíssimo se compararmos com a média norte-americana, que chega a 17% em algumas categorias. Mas vamos começar do começo: você conhece a fórmula da taxa de conversão?

TC = VU ÷ PA

Onde:

TC= Taxa de Conversão
VU = Visitantes Únicos
PA = Pedidos Aprovados

Tudo isso depende de muitos fatores. Os principais estão abaixo.

1. Landing Page: é a página de entrada. Há alguns anos atrás, a homepage (página inicial) era a principal página de entrada. Com a chegada dos buscadores e comparadores de preços, a homepage perdeu o posto de porta de entrada para as páginas dos produtos. Isso porque todo bom comércio eletrônico otimizou suas páginas com práticas de SEO (Search Engine Optimization) para que elas apareçam entre os primeiros resultados nas buscas. Com isso, estas páginas ficaram ainda mais importantes – e o visitante tem que encontrar o que busca ali.
Em miúdos: a página tem que ter uma boa descrição do produto; preço e condições de parcelamento, disponibilidade e botão de compra (ele é o rei, lembre). Se for uma página de categoria, os produtos mais vendidos devem estar em destaque, as fotos devem ser muito boas.
Nunca é demais lembrar: atenção para o texto! Além de bom português, ele deve ser fácil de ler – nada de letra cinza em fundo branco. Se puder, elimine ou reduza barras laterais. E evite banners. Eles distraem os visitantes.

2. Taxas de bounces: você encontra esta informação em qualquer boa ferramenta de métrica. Bounce significa que não funcionou. Em e-mail marketing, são os e-mails que não chegaram aos destinatários. Em termos de visitas, significa que usuário entrou e saiu. Estudar a página e os termos que mais trouxeram visitantes é o melhor jeito de resolver a questão. O detalhe sórdido: quanto maior a taxa de bounce, menor será a conversão.

3. Plano de marketing digital: as taxas de conversão estão diretamente relacionadas à qualidade das campanhas de marketing digital que você anda fazendo. Não basta sair comprando palavras-chave, bases de e-mails e publicando produtos em comparadores de preços. Estude muito o perfil do seu público e os canais que ele usa. Dá um trabalho danado, mas no fim do dia dá gosto ver as taxas de conversão aumentando. Pense nisso.

4. Usabilidade: esse é o maior aliado na taxa de conversão. Quem pensa em usabilidade, pensa no usuário. Poucas empresas investem nisso – embora gastem muito com campanhas. Sabia: testes de usabilidade podem aumentar em mais de 100% as taxas de conversão. Isso significa dizer que uma loja virtual que hoje tem 0,5% de conversão, pode pular para 1,0% depois de fazer um estudo desse tipo em seu processo de compras.

Concluindo, de nada adianta aumentar seus investimentos em links patrocinados e compras de mailings, se você não olhar primeiro para dentro do seu site, tornando-o mais vendedor. Os sites de comércio eletrônico não precisam ser lindos, inovadores e ganhadores de prêmios. Sites de ecommerce precisam ser vendedores. Batedores de metas. Convertedores. Aí tudo funciona – para você e para o usuário. Vamos conquistar os 300% de conversão? Clique nos links e veja outros artigos que podem ajudar nisso.

Blog do Empreendedor

Tudo o que você precisa saber para seu negócio alavancar!

Gostaria de receber conteúdos exclusivos da
DMV Informática?

Receba informações para turbinar seu negócio e dar um norte para VOCÊ se possicionar no marcado
Preencha com os dados corretamente e

Ficaremos felizes em compartilhar nosso conhecimeto com você!

A DMV Informática é uma empresa que GERA RESULTADOS! Já estamos algum tempo no mercado criando os mais variados tipos de sistemas voltados para a área da internet e planejando as MELHORES ESTRATÉGIAS de MARKETING DIGITAL para nossos clientes. Por isso é imprescindível não nos orgulharmos da INTELIGÊNCIA e EXPERTISE que adquirimos ao longo do tempo. Na DMV Informática seu negócio esta nas mãos de PROFISSIONAIS.


Av Etelvina de Souza Majone, 1999,
bloco 1, AP 103 Pq. Belas Nações
Bauru SP


Cel (14) 9172-2911 (Whatssap)


contato@dmvinformatica.com


dmvinformatica


CNPJ: 29.007.260/0001-70